Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo para do Brasil; Governo do Estado altera expediente
Medida suspende expediente na próxima segunda-feira (29) na capita, mas mantém os serviços essenciais em funcionamento por meio de escalas; Já Executivo estadual promove menor carga horária de trabalho

Da redação TVC Amazônia
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29) para os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026.
A decisão assinada pelo prefeito Léo Moraes (Podemos) acompanha iniciativas adotadas por outros órgãos públicos e administrações pelo país, que também flexibilizaram o expediente para permitir que servidores acompanhem o confronto da equipe brasileira.
Em Porto Velho, a partida será disputada às 13h, horário em que a prefeitura promoverá a transmissão oficial do jogo na Rua do Hexa, em frente ao Prédio do Relógio. A programação contará com esquema especial de trânsito, segurança e logística para receber o público.
Segundo o Executivo Municipal, a iniciativa busca incentivar a participação da população no evento e permitir que os servidores acompanhem a Seleção Brasileira, preservando o clima de integração que costuma marcar o período da Copa do Mundo.
Apesar da suspensão do expediente administrativo, o decreto determina que os serviços considerados essenciais permaneçam em funcionamento. Continuarão operando, por meio de escalas de revezamento, as unidades de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as equipes de limpeza urbana, drenagem, pavimentação e tapa-buracos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o serviço de inspeção animal da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), além das atividades de fiscalização e segurança viária da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e das equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis, entre outras atribuições, pela manutenção da iluminação pública.
Com o decreto, a Prefeitura afirma que busca conciliar a participação dos servidores e da população no evento esportivo com a continuidade dos serviços indispensáveis à comunidade.
Executivo estadual
O Governo de Rondônia publicou decreto que altera o expediente nos órgãos da administração pública estadual direta e indireta do Poder Executivo na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026.
Conforme o decreto, o atendimento ao público será realizado das 7h30 às 11h30. Após esse horário, o expediente será suspenso para que os servidores possam acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
A medida não se aplica às unidades e aos serviços considerados essenciais e indispensáveis ao interesse público, especialmente nas áreas de saúde, segurança pública, defesa civil, fiscalização e demais atividades que, por sua natureza, não podem sofrer interrupção.
O decreto estabelece ainda que caberá aos dirigentes máximos de cada órgão adotar as providências necessárias para garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais durante o período.



