NacionalÚltimas Notícias

Lula desembarca em Rondônia com comitiva de ministros para lançar pacote de obras e investimentos

Estado será contemplado com R$ 1,4 bilhão em ações que incluem saúde, educação, infraestrutura e cultura

Fotomontagem/Rondoniaovivo

Da redação TVC Amazônia*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda nesta quinta-feira (08) em Porto Velho, capital de Rondônia, acompanhado por quatro ministros de sua equipe. A visita oficial, marcada para ocorrer no Teatro Palácio das Artes, contará com o anúncio de uma série de investimentos que somam cerca de R$ 1,4 bilhão para o estado.

Integram a comitiva presidencial os ministros Camilo Santana (Educação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Renan Filho (Transportes) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária). A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chegou a ser esperada, mas optou por permanecer em Brasília para atender demandas da pasta.

Ao todo, 39 municípios rondonienses foram contemplados no Novo PAC Seleções, totalizando 75 obras previstas. Entre os principais anúncios estão a construção do Hospital Universitário de Porto Velho, a ponte binacional em Guajará-Mirim, melhorias na infraestrutura da UNIR e do IFRO, além da ampliação dos aeroportos de Ariquemes e Ji-Paraná.

Porto Velho será o município mais beneficiado, recebendo o novo hospital em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O prefeito Léo Moraes (Podemos) participa do evento e deverá assinar o termo de cooperação para a construção da unidade.

Durante a solenidade, também serão formalizadas ordens de serviço para a construção do Teatro Universitário na capital, uma clínica veterinária no campus de Rolim de Moura e novas estruturas em unidades do IFRO nas cidades de Cacoal, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Colorado do Oeste e Buritis.

O senador Confúcio Moura (MDB) ressaltou a relevância da visita presidencial, destacando que os investimentos vão beneficiar cerca de 75% dos municípios rondonienses, alcançando uma população estimada em 1,4 milhão de pessoas.

Segundo ele, esse é o maior conjunto de obras já anunciado por um chefe do Executivo federal para o estado, com impacto direto em áreas essenciais como saúde (26 projetos), educação (42), infraestrutura social e inclusiva (5), além de esportes (2).

*Com informações do Rondoniaovivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo