Três pessoas são presas por envolvimento em queimadas ilegais em Rondônia
Ações fazem parte da Operação Sentinelas da Amazônia, com participação da Polícia Federal
Da redação TVC Amazônia*
A Polícia Federal prendeu em flagrante três pessoas nesta semana por crimes ambientais relacionados a queimadas ilegais em Rondônia. As ações fazem parte da Operação Sentinelas da Amazônia 2025, que intensifica a fiscalização contra crimes ambientais na região amazônica.
A prisão mais recente ocorreu na quarta-feira (16), nos arredores da BR-364, no município de Itapuã do Oeste. Durante patrulhamento, agentes federais avistaram uma densa coluna de fumaça proveniente de uma propriedade rural. Ao verificarem a situação, identificaram um incêndio ativo com risco de se alastrar.

O dono do imóvel alegou que estava apenas queimando lixo doméstico, mas os indícios apontaram o contrário. O fogo foi contido por funcionários da propriedade, e o proprietário acabou detido e levado à Superintendência da PF em Porto Velho.
Na segunda-feira (14), outras duas prisões foram realizadas. A primeira, em Cujubim, aconteceu após os policiais flagraram um incêndio em uma área rural. O responsável admitiu que ateou fogo no terreno com a intenção de construir uma residência, mas não possuía autorização para tal atividade. Ele foi preso por crime ambiental.
No caminho para a capital com o detido, os agentes se depararam com outro foco de incêndio, de grandes proporções, às margens da BR-364. Após apuração no local, foi constatado que o fogo havia sido provocado por um morador da região, que também foi preso em flagrante.
Todos os envolvidos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Porto Velho, onde os autos de prisão foram lavrados. Os suspeitos seguem à disposição da Justiça.
*Com informações e foto do Rondoniagora.