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Professores da Seduc e da UNIR publicam capítulo de e-book sobre Robótica Educacional e inovação tecnológica

Obra destaca práticas integrando robótica, música, arte e sustentabilidade, e ganha alcance nacional por meio de editora científica

Por Felipe Corona – TVC Amazônia

Foto: Reprodução de tela

Professores da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc-RO) e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) são autores de um dos capítulos do e-book “Fronteiras da Tecnologia: Explorando o Futuro da Ciência e da Inovação – Volume 2”, publicado pela Atena Editora.

A obra reúne pesquisas e práticas inovadoras que articulam tecnologia, educação e sustentabilidade, com foco especial na Robótica Educacional.

O título do capítulo é “Automação Robótica e Sustentabilidade como boas Práticas na Docência de Ciências da Natureza”, e é resultado de experiências desenvolvidas em seminários de tecnologia educacional, é assinado por Adivaldo João (professor da Seduc-RO), Deise Lima (Mediação Tecnológica – Seduc/RO), Maicon Maciel (doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – PGDRA/UNIR) e o professor Dr. Fabrício Almeida (UNIR).

O trabalho apresenta uma abordagem interdisciplinar que une robótica, arte e música como instrumentos pedagógicos capazes de estimular a criatividade e o pensamento científico entre estudantes da rede pública.

Para Maicon Maciel, participar da publicação é motivo de orgulho e reconhecimento coletivo:

“Ao presenciar uma prática de Robótica Educacional bem-sucedida, registrada em um seminário de tecnologia educacional, e vê-la transformada em capítulo de livro na área de tecnologia, é permitir que um êxito local alcance dimensão nacional. É gratificante saber que o trabalho será referência de uma iniciativa que integra robótica, música, arte e sustentabilidade, e sinto-me realizado em fazer parte desse trabalho”, destacou.

A publicação integra o modelo de fluxo contínuo da Atena Editora, que permite a divulgação rápida de pesquisas e inovações científicas sem a necessidade de aguardar edições específicas.

Segundo a editora, o objetivo é “proporcionar um canal acessível e eficiente para que contribuições acadêmicas e tecnológicas tenham o reconhecimento que merecem”, estimulando o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, engenheiros e educadores.

Com a inclusão do capítulo sobre Robótica Educacional, o trabalho dos professores rondonienses ganha visibilidade nacional, reforçando o papel da educação pública e da pesquisa local na construção de soluções criativas e sustentáveis para o futuro da ciência e da inovação.

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