Lebrão perde mandato e Rafael é o Fera será novo deputado federal por RO
Ato foi divulgado em edição extra do Diário Oficial da Câmara dos Deputados

Da redação TVC Amazônia*
A Câmara dos Deputados oficializou nesta quarta-feira (30) a cassação do mandato do deputado federal José Eurípedes Clemente, mais conhecido como Lebrão (União Brasil). A medida foi publicada em uma edição extra do Diário da Câmara, que também confirmou a convocação de Rafael é o Fera (Podemos) como novo representante de Rondônia no Congresso Nacional.
A decisão consta no Ato da Mesa Diretora nº 209, de 29 de julho de 2025, e inclui a perda de mandato de outros seis parlamentares: Gilvan Máximo (Republicanos/DF), Augusto Puppio (MDB/AP), Lázaro Botelho (PP/TO), Professora Goreth (PDT/AP), Silvia Waiãpi (PL/AP) e Sonize Barbosa (PL/AP), além de Lebrão.
A cassação tem como fundamento o artigo 55, inciso V, e parágrafo 3º da Constituição Federal, após parecer da Corregedoria Parlamentar e decisões judiciais em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs).
Com a saída de Lebrão, o primeiro suplente da coligação, Rafael Bento, conhecido como Rafael é o Fera, assume a titularidade da vaga pela bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados.
Também foram chamados para tomar posse como novos deputados: André dos Santos Abdon, Paulo César Lemos de Oliveira, Rodrigo Sobral Rollemberg, Tiago Dimas Braga Pereira, Aline Paranhos Varonil Gurgel e Marcivânia do Socorro da Rocha Flexa.

*Com a colaboração de Marcelo Barrozo, de Brasília/DF.