Após operação da PF, Justiça proíbe abusador de cães manter animais sob sua guarda
Decisão foi emitida pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho

Da redação TVC Amazônia*
Deflagrada pela Polícia Federal em meados de agosto, a Operação “Abomination” teve como foco o combate a crimes de exploração sexual infantojuvenil, maus-tratos a animais e manutenção irregular de fauna silvestre.
A ação foi autorizada pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho e contou com o apoio do Ministério Público de Rondônia e da Polícia Civil.
Durante o cumprimento dos mandados, diversos cães foram encontrados em situação de vulnerabilidade e resgatados com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).
A partir desses fatos, a Prefeitura de Porto Velho obteve liminar na 2ª Vara de Fazenda e Saúde Pública, que proíbe o investigado de manter qualquer animal em sua posse.
As investigações começaram após o Ministério Público encaminhar informações à Polícia Federal, indicando suspeitas de crimes sexuais contra menores. A análise de dispositivos eletrônicos e outras diligências revelaram indícios consistentes de exploração sexual de crianças e adolescentes, além de comprovar maus-tratos aos animais.
A operação mobilizou diferentes órgãos públicos em uma ação conjunta de proteção às vítimas e defesa dos animais, reforçando o compromisso das instituições com o enfrentamento à violência e à crueldade.
*Com informações da assessoria de comunicação da PF/RO.