Sindicatos de jornalistas e radialistas do AM acompanham denúncias na TV Norte
Reclamações de irregularidades trabalhistas foram feitas por profissionais da emissora
Da Assessoria do Sinjor/AM
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão do Estado do Amazonas (Stertam) acompanham o Procedimento Preparatório de Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da 11ª Região – Manaus/AM.

O motivo é a denúncia de prática de irregularidades trabalhistas por parte de Sociedade de Televisão Manauara Ltda (TV Manaus – Canal 10), conhecida por TV Norte.
No documento consta que a Notícia de Fato (NF) foi autuada em 08 de maio de 2025, contemplando a denúncia de contratação de jornalista sem regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com jornadas de trabalho de 8 horas diárias, e o pagamento mensal é feito mediante emissão de nota fiscal como MEI (Microempreendedor Individual).
Segundo a denúncia o “pagamento é geralmente feito no décimo dia útil. Até o dia de hoje o pagamento não foi realizado”. Ademais, a NF aponta irregularidades que afetam, especialmente, a atividade fim da empresa jornalística, a TV Norte.
De acordo com a Notícia de Fato foi identificada a existência de 45 trabalhadores afetados. Conforme os termos do Relatório de Informações, a TV Norte possui 103 empregados declarados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em 31/12/2024.